O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado em 2 de abril em todo o mundo. Esta data foi escolhida em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos principais nomes da literatura infantil mundial. Andersen é conhecido pelas suas obras encantadoras, como A Pequena Sereia.
Para assinalar esta data, a Biblioteca Municipal de Valongo dinamizou um conjunto de iniciativas para diversos públicos e faixas etárias e convidou os alunos e alunas a assistirem a duas atividades, nos dias 8 e 9 de abril, com a escritora e contadora de histórias Olinda Beja e com a professora e escritora Margarida Lucas.
Assim:
- Dia 8 de abril, pelas 10h, decorreu a apresentação e atividade do livro Simão Balalão, de Olinda Beja, uma escritora e professor de S. Tomé e Príncipe. Nesta sessão, estiveram presentes duas turmas da EPE da EB Ilha, que estiveram com muita atenção à história contada e cantada e participaram com entusiasmo nas atividades propostas.
- Dia 8 de abril, pelas 14h, foi a vez da apresentação e atividade do livro Um grão de café, de Olinda Beja, acompanhada à viola por Luís Almeida. Esta história baseia-se numa lenda contada na ilha de Príncipe. No final, a autora apresentou e mostrou S. Tomé e Príncipe: a sua localização geográfica, as suas paisagens, fauna e flora e, também, aspetos culturais e populacionais. Participaram nesta atividade as turmas do 1AI e 4AI. Foi mais um momento cheio de magia e encanto que deliciou todos os presentes.
- Dia 9 de abril, pelas 10h, houve lugar para a apresentação cantada do livro Dusukun Belebeleba e o colar da afeição, de Margarida Lucas com o acompanhamento musical de Rui Fidalgo.
No final, a autora autografou os livros adquiridos pelos participantes, cujo valor reverte para a Associação Helpo que ajuda as crianças de uma escola em Moçambique.
Sem comentários:
Enviar um comentário