Entre os dias 9 e 20 de junho de 2025, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação promove, a nível nacional, um Diagnóstico de Fluência Leitora (DFL) dirigido a todos os alunos do 2.º ano de escolaridade. Esta iniciativa visa avaliar, de forma individual, as competências de leitura dos alunos, permitindo conhecer melhor o seu progresso e identificar precocemente eventuais dificuldades.
A aplicação do diagnóstico será realizada pelos docentes titulares de turma, em contexto individual e num ambiente tranquilo, garantindo uma observação atenta e cuidada das capacidades de cada aluno. Esta ação permitirá ajustar práticas pedagógicas e delinear estratégias mais eficazes de promoção da leitura.
As bibliotecas escolares foram também chamadas a colaborar neste processo, dinamizando atividades de leitura com os alunos do 2.º ano, em articulação com o diagnóstico. Estas atividades decorrem em simultâneo com as sessões de avaliação, criando um ambiente educativo rico e motivador, onde a leitura ganha ainda mais protagonismo.
No nosso agrupamento, o Diagnóstico de Fluência Leitora decorre entre os dias 9 e 13 de junho. Para complementar esta iniciativa, as professoras bibliotecárias prepararam uma atividade de leitura e escrita a partir do vilancete Perdigão perdeu a pena, de Luís de Camões. Esta proposta tem permitido aos alunos contactar com a poesia de forma lúdica e criativa, explorando a musicalidade e o humor do texto camoniano.
Atividade de recuperação de informação |
DFL na EB Nova |
DFL na EB Susão |
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